Instituição conta com selo de qualidade da Unimed e implanta metas internacionais de saúde
No último mês de agosto, o Hospital Novaclínica recebeu o certificado de avaliação do Programa Segurança em Alta, na categoria Prata, ofertado pela Unimed Curitiba e Unimed Paraná. O programa abrange uma série de diretrizes que contribuem para a segurança hospitalar do paciente. “É um selo de qualidade que faz com que os pacientes tenham mais segurança e passem a confiar ainda mais no hospital e nos serviços oferecidos”, destaca o diretor administrativo do Hospital Novaclínica, Dr. Rui Hara.
As medidas começaram a ser discutidas antes da pandemia da Covid-19 e representaram um grande desafio para a instituição, já que foi necessário fazer mudanças durante o período mais crítico da transmissão da doença. “Foi um trabalho intenso de mais de dois anos de duração e também enfrentando a pandemia ao mesmo tempo. Foi um grande desafio para o corpo clínico e para os funcionários, mas sabíamos da necessidade para o futuro do hospital. Apesar das dificuldades, devemos reconhecer o trabalho de todos para a obtenção do certificado e estamos aptos para novos desafios”, salienta o diretor.
O médico comentou que sair da zona de conforto não é fácil. “O maior desafio foi mudar a mentalidade de todos. Não era apenas mais um trabalho, mas, sim, um processo de melhoria para facilitar o dia a dia de todos e trazer maior segurança e tranquilidade para o nosso paciente”, diz.
1ª Semana de Segurança do Paciente
Na última semana de agosto, o Hospital Novaclínica realizou a 1ª Semana da Segurança do Paciente. O evento, que mobilizou todos setores do HNC, discutiu internamente com médicos e colaboradores as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Houve ainda palestras sobre Brigada de Incêndio e Notificação de Eventos Adversos.
Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente
1 – Identificar o paciente corretamente;
2 – Melhorar a eficácia da comunicação entre os profissionais;
3 – Administrar, de forma, segura os medicamentos de alta-vigilância;
4 – Assegurar os Protocolos de Cirurgia Segura, com local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
5 – Higienizar corretamente as mãos;
6 – Reduzir o risco de quedas e de lesões por pressão.
“O evento buscou salientar a importância do cuidado seguro dos nossos pacientes”, ressalta a gerente de Enfermagem, Eliane Haluch. “Buscamos atingir todos os colaboradores e terceirizados do hospital para fortalecer protocolos já instituídos e atualizar outros”, complementa.
Durante a semana, ocorreram palestras visando padronizar as informações técnicas para a equipe de toda a instituição. “Tivemos quatro palestras sobre as notificações adversas, o que é uma ocorrência, o que é uma não-conformidade, a diferença desses itens. Fizemos também um circuito, onde em cada sala foi proposta uma meta de segurança diferente. Foi uma atividade bem didática, interessante e importante, pois foi possível envolver pessoas de cada área”, conta o farmacêutico do setor de Qualidade, Bruno Guerra.
O profissional explica que as ações visam a obtenção de certificações que trazem maior relevância e reconhecimento para o hospital e maior segurança de atendimento ao paciente. “O objetivo é haver uma melhoria maior do atendimento, da nossa qualidade, da segurança do paciente, bem como obter as certificações, sempre visando o aperfeiçoamento constante no hospital”, explica o farmacêutico responsável pelo setor de Qualidade.